O canadiano Evan Dunfee bateu hoje em Dudince o recorde do mundo dos 35 km marcha, numa prova em que o português João Vieira desistiu e Inês Mendes alcançou o recorde luso do escalão sub-23.

A 44.ª edição do Dudinská 50, da série de Ouro do World Athletics Race Walking Tour, fica marcado pela marca do medalhado de bronze dos Jogos Olímpicos Paris2024, 2:21.40 horas, o que é sete segundos mais rápido do que o anterior recorde, do japonês Masatora Kawano, em outubro do ano passado, em Takahata.

Dunfee fez uma corrida solitária, destacando-se logo na partida, e deixando o alemão Christopher Linke a três minutos, numa prova que valeu como campeonato nacional da Eslováquia, Hungria, Polónia, Roménia e Croácia.

Entre os desistentes, esteve o recordista luso, João Vieira, que terá nova oportunidade para fazer uma boa marca já em 12 de abril, em Rio Maior.

A prova feminina foi vencida pela equatoriana Paula Torres (2:44.26), com a peruana Kimberly García a ser segunda (2:45.59).

A portuguesa Inês Mendes, de 21 anos, estreou-se na distância da melhor forma, ao ser 15.ª, com 2:59.41, marca que passa a ser recorde nacional sub-23.