A portuguesa Evelise Veiga conseguiu hoje em Tarragona os mínimos de participação no salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de atletismo de Berlim, com a marca de 6,61 metros.

Com este salto, Evelise tornou-se a figura mais em destaque na delegação lusa no primeiro dia de atletismo nos Jogos do Mediterrâneo, competição que decorre em Tarragona na Catalunha, até domingo.

A atleta do Sporting, quinta classificada final, aproveitou ao máximo as excelentes condições de vento - +2,0 metros por segundo, limite legal - para fazer o seu melhor salto de sempre, que é também recorde nacional de sub-23.

Num concurso regular, registou 6,55 metros no segundo salto, então mais um centímetro que a anterior melhor marca nacional do escalão, guardando para o derradeiro ensaio do concurso o salto que a qualifica para Berlim2018.

Francisco Belo foi sétimo na final do peso, com 19,39 metros, enquanto que Samuel Barata foi 11.º nos 5000 metros com 14.14,93 minutos, naquelas que foram as outras finais do dia com atletas portugueses.

Andreia Crespo qualificou-se para a final dos 400 metros barreiras. Diogo Antunes e José Lopes também seguem para a final, mas dos 100 metros.