A 60.ª edição do Grande Prémio de Natal vai fazer das ruas de Lisboa o palco de um dérbi Sporting-Benfica, com as principais figuras do atletismo dos dois clubes a marcarem presença na prova, agendada para 10 de dezembro.

A prova, cuja primeira edição se realizou em 1946, vai decorrer, tal como no ano passado, num percurso de 10 quilómetros entre a zona de Benfica e os Restauradores.

“Esta vai ser uma prova sem estrangeiros, uma prova totalmente portuguesa e vai ser um verdadeiro Sporting-Benfica”, afirmou o presidente do Maratona, Carlos Móia, na apresentação da prova que conta já com 5.000 inscritos e poderá chegar até aos 7.500 participantes.

O Grande Prémio de Natal, organizado pelo Maratona Clube de Portugal, contará, entre outras, com as sportinguistas Sara Moreira e Sandra Teixeira, e com as benfiquistas Vanessa Fernandes e Melanie Santos.

Em masculinos, correrão com a camisola do Sporting atletas como Luís Feiteira – vencedor de duas edições – Eduardo, Sérgio Dias, Hugo Correia e Hélder Santos.

O Benfica estará representado por atletas como Rui Silva, Paulo Guerra, Hermano Ferreira e o pelos triatletas João Pereira e Miguel Arraiolos.

A prova decorre no mesmo dia que o campeonato de Europa de corta-mato, que se disputa em Samorin, na Eslováquia, no qual Portugal estará representado por 25 atletas.

No ano passado, a prova, que terá um cariz solidário com um euro de cada inscrição a ser entregue à Plataforma de Apoio aos Refugiados, foi ganha pelo sportinguista Hélio Gomes, em masculinos, e por Dulce Félix, em femininos.

O antigo atleta Carlos Lopes, campeão olímpico na maratona em 1984, é recordista de vitórias na prova, com seis triunfos.

No setor feminino, Marisa Barros é a recordista, com quatro triunfos, mas a prova teve vencedoras de renome como Rita Borralho, Aurora Cunha e Carla Sacramento.