Os atletas Ilídio Freire (Órgãos) e Conceição Moreno (Praia) venceram ontem a prova de atletismo de 10 e cinco mil metros masculino e feminino, respectivamente, das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe.
Num total de 18 atletas masculino das ilhas do Fogo (São Filipe, Mosteiros), Brava, São Vicente e Santiago (Praia, Calheta, Órgãos, Assomada) e na ausência do tradicional vencedor deste prova nas últimas edições, Adilson Spencer, o atleta dos Órgãos não deu hipótese aos concorrentes e cortou a meta com uma diferença confortável em relação ao segundo classificado, Adilson dos Reis, de Assomada, Santa Catarina de Santiago.
Ilídio Freire fez o percurso São Filipe/Santo António/São Filipe, cerca de 11 quilómetros, no tempo de 42 minutos e 45 centésimos, cerca de um minuto em relação ao segundo classificado.
As cinco primeiras posições, que dão direito a prémios, foram ocupadas por Ilídio Freire (Órgãos, Adilson Reis (Assomada), Keny Miranda (Mosteiros), Adilson Ribeiro (São Filipe) e Ulisses Pontes (Praia).
Adilson Ribeiro acusou o seu adversário Keny Miranda de ter “roubado caminho” nas proximidades da meta de chegada, situação que a organização ficou de analisar.
Ilídio Freire considerou a prova de difícil e com muitos atletas difíceis, anotando que o próprio percurso foi duro e que o tempo quente também não ajudou muito.
Em relação ao valor dos prémios este é de opinião de que devia ser um pouco mais porque não compensa o esforço dos atletas.
A nível de feminino, que contou com quatro atletas, sendo duas de São Filipe, uma da Praia e outra de Santo Antão, Conceição Moreno classificou-se em primeiro lugar, seguida de Sandra de Pina (São Filipe), Gilda Fernandes (Santo Antão) e Denise Andrade (São Filipe).
No final da prova a organização procedeu, no Alto de Aguadinha, a entrega dos troféus aos vencedores da prova de atletismo, ciclismo, regata de botes, das modalidades como andebol, basquetebol e voleibol, e aos vencedores das provas de salão como oril, bisca, damas.
Comentários