O queniano James Mwangui melhorou hoje o recorde da maratona do Porto pelo segundo ano consecutivo, ao vencer a 18.ª edição da prova em 2:08.47 horas, 11 segundos abaixo da marca fixada pelo compatriota Zablon Chumba.

Mwangui, que completara a meia-maratona após 1:04.25 horas, cruzou isolado a meta instalada no Queimódromo, deixando para trás os etíopes Abraraw Misganaw Tegegne (2:10.29), segundo, e Haymanot Alew (2:11.10), terceiro, num setor masculino em que José Sousa, do Praia de Mira, foi o melhor português, ao terminar em sexto (2:18.35).

A queniana Alice Jepkemboi Kimutai dominou sem contestação a vertente feminina, ao gastar 2:29.58 horas, sendo acompanhada no pódio pela portuguesa Vanessa Carvalho, do Sporting de Braga (2:35.24), e pela também queniana Lydia Njeri Mathathi (2:36.38).

O percurso de 42,195 quilómetros voltou a estender-se pela frente atlântica das cidades de Porto e Matosinhos, uma vez que, à imagem da edição anterior, as obras no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I continuam a impossibilitar a passagem por Vila Nova de Gaia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.