O atleta paralímpico cabo-verdiano Marilson Semedo conseguiu esta quarta-feira a medalha de prata categoria F 42 (amputação acima do joelho), na prova de lançamento de dardos que aconteceu nos Jogos da Francofonia, que decorrem em Abidjan (Costa de Marfim).

O atleta cabo-verdiano, conforme fonte da Inforpress em Abidjan, tinha sido relegado ao quarto lugar por oito centímetros de diferença, em relação a um atleta com uma deficiência de menor grau (F44- amputação do joelho para baixo). O camaronês Atchoukeu Mbithé Aimé conseguiu a medalha de ouro.

E, no entanto, Marilson Semedo acabou por ser galardoado com a medalha de prata, levando em conta o grau de deficiência com relação aos outros atletas.

Cabo Verde consegue assim a sua segunda medalha nesses jogos da Francofonia, contando com o ouro conquistado pelo velocista internacional cabo-verdiano Jordin Andrade nos 400 metros barreiras com o tempo de 49:63 segundos.

Cabo Verde participa neste evento internacional com nove atletas num universo de 19 elementos em representação das modalidades de atletismo (100, 200 metros) 400 metros barreira e 1500 metros), desporto paralímpico (lançamento de dardo e 100 e 200 metros) e judo.

O arquipélago está entre as delegações mais pequenas com 19 elementos e nove atletas apenas.

No seu histórico, Cabo Verde conta com um total de quatro medalhas, designadamente uma de ouro (Canadá, 2001), uma de prata (Níger, 2005) e duas de bronze (Madagáscar, 1997 e Níger 2005) conquistadas nos Jogos da Francofonia.