A Meia Maratona de Lisboa fechou hoje as inscrições, a pouco menos de duas semanas de prova, com 38.000 participantes, um número ligeiramente abaixo do recorde de presenças na competição, na ordem dos 40.000.

A informação foi avançada pela organização, a cargo do Maratona Clube de Portugal, referindo que, apesar de ainda haver solicitações para as provas (meia maratona e míni maratona), viu-se obrigada a fechar as inscrições.

“Mesmo com toda a minha experiência, estes números conseguem surpreender-me, mas a verdade é que de ano para ano há mais pessoas e cada vez mais cedo a inscreverem-se nas nossas provas”, salientou o presidente do Maratona, Carlos Móia.

Em declarações num comunicado enviado à imprensa, o dirigente lembrou que a prova se realiza há 24 anos e que, nesse tempo, uma adesão como a que acontece nos dias de hoje era algo “completamente utópico”.

A corrida, a disputar a 16 de março, contará com atletas que já venceram algumas das maiores e melhores meias maratonas e maratonas do mundo, tais como Berlim, Milão, Stramilano, Shangai, Barcelona, Tóqui, Roterdão, Bruxelas, Paris, Viena, Boston, Toronto, Hamburgo e Dublin.

Nesta edição, a Meia Maratona de Lisboa “oferece” 50.000 euros aos atletas masculinos e femininos que consigam bater o recorde do mundo na distância.

O recorde feminino pertence à queniana Florence Kiplagat (1:05.12 horas) e o masculino ao eritreu Zersenay Tadese, com os 58.23 minutos estabelecidos precisamente na Meia Maratona de Lisboa, em março de 2010.