O atleta etíope Mosinet Geremew venceu hoje a maratona do Dubai em 02:04.00 horas, um novo recorde na prova, ao retirar 11 segundo à marca do compatriota Tamirat Tora, vencedor da última edição e principal favorito.

Mosinet Geremew, de 25 anos, reduziu o seu recorde pessoal na maratona em dois minutos e 21 segundos e impôs-se ao ‘sprint’ ao seu compatriota Leus Gebrasilase, que ficou na segunda posição, a dois segundos.

Geremew é atualmente o único atleta que ganhou duas vezes a meia maratona de Yangzhou Jianzhen, de forma consecutiva em 2015 e 2016, onde conseguiu uma marca recorde de 59.52 minutos.

Na maratona do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sete atletas da Etiópia cobriram a distância em menos de duas horas e cinco minutos.

No setor feminino, a etíope Roza Dereje também venceu com recorde, ao terminar a prova em 2:19.17 horas, baixando o seu registo pessoal em mais de três minutos.

Roza Dereje foi seguida pela sua compatriota Feyse Tadese, que cruzou a linha de chegada 13 segundos depois.

A maratona de Dubai é a principal competição do Médio Oriente desta distância e, na sua 19.ª edição, contou com a participação de 30 mil atletas de todo o mundo.