Com os seus gestos inocentes e a sua alegria contagiante, Usain Bolt devolveu a essência às provas de velocidade no atletismo. O desafio de correr por diversão. No dia 16 de agosto de 2009, com um tempo de 9 segundos e 58 centésimos em Berlim, conseguiu realizar uma das maiores proezas da história do desporto.

E com um detalhe: o jamaicano não tinha começado bem o dia, com uma largada em falso nas semifinais da prova dos 100 m, símbolo do nervosismo que o seu sorriso escondia.

Veja ou reveja a prova que lhe valeu o recorde do Mundo

Teve sorte, já que a primeira largada em falso não dava direito a eliminação nessa altura. Usain Bolt arrasou na prova e olhou para as câmeras. "Estou preparado", disparou.

E o atleta realmente estava pronto para a final naquela mesma tarde, às 21h35, na pista azul do estádio olímpico de Berlim. Aos 22 anos, o jovem Bolt era o centro das atenções, como sempre fez na sua carreira. Para ele cada apresentação é um espetáculo a parte. Naquele domingo, Bolt pulou, falou com o público, fez o raio, o seu famoso gesto e o avião.

À sua direita, cara mais fechada, mais séria, o americano Tyson Gay era o oposto. O então homem mais rápido do ano, com 9 segundos e 75 centésimos, detinha o melhor tempo. Já o jamaicano de 1,95 metros de altura, que apareceu para o mundo inteiro um ano antes em Pequim, ao conquistar o ouro olímpico na prova dos 100 metros, com direito a recorde de 9 segundos e 69 centésimos, chegava à final com um tempo de 9.77.

Momentos antes do início da corrida, o estádio de Berlim foi tomado pelo silêncio. Bolt larga bem. Aos 30 metros já lidera, muda de marcha e voa nos 60 metros para parar o cronómetro em 9 segundos e 58 centésimos. Recorde mundial.

O jamaicano dá início então a sua segunda especialidade: as comemorações. Faz o gesto do avião, o raio e pendura a bandeira do seu país no ombro.

Tyson Gay fica em segundo lugar com 9 segundos e 71 centésimos.

O rei do sprint é chamado a posar junto ao painel dos tempos. "NEW WR 9.58". É a sua coroação como o homem mais rápido do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.