A região de Lisboa vai ser palco no sábado do início da corrida de estafeta "Peace Run", evento humanitário mundial que percorrerá a Europa até outubro, com uma tocha pela paz internacional que será apagada em Belgrado, na Sérvia.

Com a mensagem "A harmonia começa em mim", a "Peace Run", que se inicia no sábado com a ligação do Barreiro (região de Lisboa) a Sines (Alentejo), visa promover a amizade e a compreensão internacionais, com a visita, em cada país, a escolas, grupos comunitários, associações e autarquias.

A cerimónia de lançamento do percurso europeu da "Peace Run" - iniciativa realizada desde 1987 - realiza-se na manhã de sexta-feira, no Estádio Universitário de Lisboa.

A "Peace Run" visitou já mais de 150 nações e as equipas de corredores em cada país percorreram mais de 500.000 quilómetros.

O papa João Paulo II, Dalai Lama, Nelson Mandela, Mikhail Gorbachov, madre Teresa de Calcutá e Carl Lewis apoiaram a iniciativa desde 1987, aberta a todos, jovens ou idosos, que queiram associar-se ao transporte da tocha.

Em Portugal, o alpinista João Garcia, o pugilista Jorge Pina, o cantor André Sardet, o apresentador Francisco Mendes e os antigos atletas olímpicos Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado e Francis Obikwelu já se envolveram na iniciativa.

No domingo, o percurso da "Peace Run" em Portugal prossegue com a etapa que liga a Zambujeira do Mar (Alentejo) a Aljezur, no Algarve.

No dia seguinte, a estafeta percorre Lagos, Portimão, Albufeira e Vilamoura.

Quarteira, Faro, Olhão e Castro Marim serão as localidades que a "Peace Run" percorrerá na próxima terça-feira, enquanto no dia seguinte a tocha estará em Vila Real de Santo António. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.