O luso-cubano Pedro Pichardo sagrou-se na manhã deste domingo campeão europeu de triplo salto na sua estreia em provas continentais.

O saltador português começou a prova com um salto de 17,30 metros, seguindo-se um ensaio com menos 21 centímetros e um terceiro salto nulo.

Já no quarto salto, Pichardo registou uma marca de 17,06 metros. A quinta ronda teve todos os saltos anulados, à exceção do de Levon Aghasyan, que fez 16,47 metros. No sexto e último ensaio, o saltador luso fez 17,12 metros.

Pichardo venceu assim a medalha de ouro graças ao primeiro salto, mas qualquer um dos seus saltos lhe garantiria o primeiro lugar.

Em Torun, Polónia, Pichardo superou todos os adversários por larga margem, com o pódio a ficar completo com o azeri Alexis Copello (17,04) e o alemão Max Hess (17,01).

Pichardo, de 27 anos, nasceu em Cuba e naturalizou-se português no final de 2017.

Há dois anos, foi quarto classificado nos Campeonatos do Mundo, mas no seu currículo conta ainda com duas medalhas de prata, em 2013 e 2015, ainda como atleta de Cuba.

Esta é a segunda medalha de Portugal nestes Europeus de Torun, depois do ouro de Auriol Dongmo no lançamento do peso, sexta-feira, elevando para 25 o total das medalhas lusas em todas as edições dos campeonatos.

De tarde, com hora marcada para as 16:20, Mamona entra em cena como muito provável conquistadora de uma medalha.

Patrícia Mamona venceu a qualificação com um salto de 14,43 metros, a um centímetro do recorde nacional, e é a segunda europeia do ano. Tem como principal adversária a grega Paraskevi Papachristou, vice-campeã em 2019 (quando a portuguesa foi quarta) e líder europeia, com 14,60 metros, que saltou 14,39 metros na qualificação.

A espanhola Ana Peleteiro, campeã há dois anos, com 14,73 metros, também estará na final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.