Cerca de 1.200 atletas são esperados na quinta edição do 'Poiares Trail', no município de Vila Nova de Poiares, iniciativa que pretende ajudar à reflorestação deste concelho afetado pelos incêndios de 15 de outubro.

O evento, agendado para 10 e 11 de fevereiro, é constituído por três provas: corridas de montanha 35 e 17 quilómetros e uma caminhada de 12 quilómetros, além de uma atividade para crianças dos 8 aos 16 anos e umas jornadas técnicas sobre "trail".

"Tendo em conta os incêndios que nos afetaram, tivemos de traçar um novo percurso dentro da área florestal verde que nos resta", disse à agência Lusa o diretor técnico da prova, Marco Rodrigues, da Associação Recreativa de São Miguel (Vila Nova de Poiares).

As provas têm início e chegada no centro de Vila Nova de Poiares, sendo que as duas maiores, de 35 e 17 quilómetros, contam para o campeonato nacional e distrital de 'trail running', respetivamente.

Estas duas distâncias estão também certificadas internacionalmente, pelo que permitem a obtenção de pontos para os atletas participaram em provas internacionais, entre elas o Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes e da União Europeia.

"Nas quatro edições anteriores, aumentámos sempre o número de participantes, mas não queremos exceder os 1.200 para conseguirmos manter a qualidade, que é o nosso foco", sublinhou o diretor técnico da prova.

O 'Poiares Trail' assume novamente um caráter solidário e cada participante pode subscrever o dorsal solidário por mais 60 cêntimos, que se destina a adquirir uma árvore para plantação.

A organização também vai adquirir uma árvore por cada participante.

Segundo Marco Rodrigues, as árvores adquiridas vão ser oferecidas à Junta de São Miguel de Poiares, que será responsável pela sua plantação naquela freguesia, uma das mais afetadas pelos incêndios de 15 de outubro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.