O município de Pombal vai voltar a receber as mais importantes provas nacionais de atletismo em pista curta, com destaque para os Campeonatos de Portugal nos dias 22 e 23 de fevereiro, confirmaram hoje os organizadores.

“Algumas provas já eram realizadas aqui, mas este ano a equipa técnica entendeu que as principais seriam em Pombal pela excelência em termos de condições e da pista”, disse Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

O calendário de provas foi divulgado ao final da manhã de hoje, numa conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Pombal, que incluiu também a renovação do acordo de parceria entre a autarquia, FPA e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Além dos Campeonatos de Portugal, o município do distrito de Leiria vai acolher ainda os Nacionais de Clubes, em 08 e 09 de fevereiro, num calendário que começa já com o Meeting Moniz Pereira, no próximo dia 26 de janeiro.

Na sessão, Domingos Castro considerou o município de Pombal “um parceiro de excelência” e desafiou o presidente da Câmara a avançar com a construção de um recinto permanente para as provas de atletismo em pista curta, de forma a promover ainda mais as várias disciplinas.

“Acredito muito que vamos ter aqui uma arena nova, exclusiva para a pista curta, que será para toda a vida, e farei tudo o que estiver ao meu alcance nesse sentido, incentivando o presidente da Câmara para que seja uma realidade”, salientou.

Para o dirigente e antigo atleta, a abertura de uma infraestrutura todo o ano seria “uma oportunidade para abrir a prática da modalidade às crianças, com ocupação diária, que seria muito beneficiada com a construção da Casa das Seleções”, que deve arrancar em breve na Marinha Grande, também no distrito de Leiria.

Na resposta, o presidente do município, Pedro Pimpão, adiantou que o assunto está a ser analisado e trabalhado com a FPA, mas não se comprometeu com prazos para o projeto.

[O atletismo] “É uma modalidade especial que queremos continuar a acarinhar em Pombal e assumimos o compromisso de trabalhar nesse projeto da arena desportiva permanente, no sentido de criarmos condições para esse objetivo”, referiu Pimpão.

A finalizar a sessão, Pedro Pimpão e Domingos Castros filiaram-se na FPA e assumiram o compromisso de, internamente, dentro das suas organizações, criarem clubes para competirem nas provas da modalidade.

Desde maio de 2023, a World Athletics (WA) introduziu o termo pista curta para substituir as provas designadas por ‘indoor’ e pista coberta, para que as competições disputadas em pistas de 200 metros fiquem limitadas a recintos fechados.