A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) voltou atrás na sua decisão de basear nos 'rankings' mundiais a qualificação dos atletas para os Mundiais de Doha 2019, voltando ao sistema de mínimos.

Tentando aproveitar a abertura da venda de bilhetes para os Mundiais de atletismo em Doha em 2019, a IAAF anunciou um retrocesso no sistema de qualificação para os atletas, dando seguimento a muitas preocupações apresentadas por muitos agentes da modalidade, dada a incerteza de que os 'rankings' mundiais dariam as mesmas oportunidades aos atletas.

A Liga Diamante foi o exemplo dado, já que apenas alguns atletas conseguem ter acesso, sendo esses 'meetings' um segundo patamar de pontuação, logo depois de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais.

Assim, o Conselho da IAAF aprovou o regresso ao antigo sistema de qualificação por mínimos (que serão divulgados em 03 ou 04 de dezembro), como prioridade para se qualificar para os mundiais. Outra oportunidade de acesso é oferecida aos campeões continentais dos anos de 2018 e 2019 (contudo, os campeões de 10.000, 3.000 obstáculos, provas combinadas, saltos e lançamentos ficam de fora deste acesso).

Também os vencedores da Liga Diamante de 2019 e os líderes dos cChallenge's" de martelo, marcha atlética e provas combinadas terão acesso aos Mundiais. Para preenchimento das quotas de participação, serão convidados atletas de acordo com a sua presença nos 'rankings'

O Conselho da IAAF também concordou em introduzir o novo sistema de classificação mundial como planeado para a temporada de 2019 para que todos os atletas e federações possam acompanhar o sistema de classificação mundial em tempo real.

"Acreditamos que manter o sistema de qualificação existente é a melhor solução para Doha 2019, porque dá aos nossos atletas, treinadores e federações a certeza do que precisam neste momento para se prepararem para os campeonatos mundiais. Acreditamos que, quando todos entenderem o sistema de classificação mundial, estarão confiantes na sua introdução como o sistema de qualificação para futuros campeonatos", disse Sebastian Coe, presidente da IAAF.

Serão válidos para os mínimos todos os resultados alcançados entre 07 de setembro deste ano e o dia 06 de setembro de 2019.