O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, felicitou os atletas portugueses Auriol Dongmo e Pedro Pichardo, que se sagraram hoje campeões europeus no lançamento do peso em pista coberta e do triplo salto, respetivamente.

"Dois títulos no segundo dia dos europeus de atletismo em pista coberta em Istambul! Um excelente começo para a nossa seleção nacional", escreveu o governante no Twitter, congratulando ainda os "seus treinadores e clubes".

A portuguesa Auriol Dongmo revalidou o título europeu do lançamento do peso em pista coberta, em Istambul, onde Jessica Inchude foi quarta classificada.

A campeã do mundo ‘indoor’ defendeu a medalha de ouro conquistada em Torun2021, conseguindo 19,76 metros - e a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa.

Por seu turno, Pichardo sagrou-se novamente campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um ‘voo’ de 17,60 metros, melhorando o recorde nacional estabelecido na véspera.

O campeão olímpico, mundial e europeu ao ar livre e agora também bicampeão europeu 'indoor' deixou o grego Nikolaos Andrikopoulos e o alemão Mark Hess nas segunda e terceira posições, com 16,58 e 16,54, respetivamente, enquanto Tiago Luís Pereira terminou no quarto lugar, com 16,51, a sua melhor marca do ano.

Aos 29 anos, Pichardo reeditou o feito alcançado em Torun2021, onde, então conquistou a primeira medalha como português, tornando-se no segundo bicampeão português ‘indoor’ no triplo, depois de Nelson Évora ter arrebatado os títulos em Praga2015 e Belgrado2017.

Pichardo conseguiu 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, depois de ter iniciado o concurso com 17,26, que já lhe garantiam a medalha de ouro, tendo abdicado dos segundo, quarto e quinto ensaios, encerrando com um nulo.

Pichardo junta o título de bicampeão europeu ‘indoor’ ao olímpico, mundial e europeu ao ar livre, detendo ainda o estatuto de ‘vice’ mundial em pista coberta.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.