Solange Jesus, sexta classificada na maratona dos Campeonatos da Europa de Estrada, que se realizaram no fim de semana em Bruxelas, mostrou-se no agradada com o resultado, que vem "após uma fase menos boa".

A atleta do Sporting de Braga cumpriu os 42,195 quilómetros em 2:29.39 horas, considerando a prova "muito difícil”.

"Estou muito orgulhosa da minha prestação e do trabalho desenvolvido por todos os que me apoiam. É com muito respeito que encaro esta distância. Emocionei-me no percurso várias vezes, mas foquei-me no apoio das pessoas que deixei em casa, no meu treinador [Ricardo Gomes], em todos os que sempre acreditaram em mim", disse a atleta.

Visivelmente emocionada pelo bom resultado, prosseguiu: "Passei da 15.ª melhor marca para um sexto lugar nestes campeonatos, com um percurso bastante difícil, durante o qual sofri bastante, principalmente na parte final. Valeu-me o apoio do público e da comitiva nacional. Foi brutal e estou muito feliz".

Na prova masculina, Rui Pinto foi o melhor português, conquistando o oitavo lugar, com a marca de 2:11.28, próxima do seu recorde pessoal, liderando a equipa para o quarto lugar.

"As minhas palavras não são só sobre esta prova, que foi o sonho de uma vida, são também sobre a época passada, que foi difícil. Passei por lesões, mas hoje esta prestação fez valer a pena cada treino, cada dor e senti-me recompensado", disse Rui Pinto.

Satisfeito com a classificação, acrescentou: "É com muito orgulho e responsabilidade que visto esta camisola, e saio daqui muito feliz por poder contribuir para um resultado de excelência, uma posição de finalista individualmente e o quarto lugar coletivo".

A equipa ficou à beira do pódio, contribuindo ainda para este resultado as prestações de João Almeida e José Sousa, respetivamente, na 20.ª e 21.ª posições, com 2:17.54 e 2:18.20 horas. Fábio Oliveira classificou-se na 30.ª posição, em 2:25.50.

Sagraram-se campeões europeus o italiano Iliass Aouani, com 2:09.05, e a espanhola Fátima Azzahraa Nafie, com 2:19.28. Coletivamente, a vitória masculina foi para Israel. Do lado feminino, venceu a seleção espanhola.

Portugal encerrou a primeira edição dos Campeonatos da Europa de atletismo em estrada com quatro posições entre os 10 primeiros, com o quarto lugar de Mariana Machado nos 10 quilómetros, hoje, e o sexto de Susana Santos na meia maratona, no sábado, além das classificações na maratona.