A atleta portuguesa Mariana Machado, que integra o lote de favoritas dos Europeus de corta-mato, em sub-23, garantiu que “espera estar na luta pela frente” e apontou as condições climatéricas como “o principal desafio”.

“Sei que se der o meu melhor vou alcançar um bom resultado, por isso, é com esse pensamento que vou encarar esta competição, que terá um nível competitivo elevado. Apesar de estarem presentes atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e de grande nível internacional, espero estar lá na luta na frente”, referiu.

Em declarações à partida para Dublin, onde decorrerão os Europeus de corta-mato, Mariana Machado, bronze em 2019, considerou que as previsões meteorológicas de frio e chuva, e o percurso exigente serão um grande desafio.

“Tendo em conta as minhas características, de atleta mais de pista, este vai ser o principal desafio, mas acredito que me posso adaptar bem ao percurso, que é igual para todas”, disse a atleta, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Atletismo.

Samuel Barata, campeão nacional de corta-mato, que estará em prova com Miguel Marques, Rui Teixeira e André Pereira, assumiu como objetivo fazer uma corrida equilibrada e superar o seu melhor resultado nesta competição, um 20.º lugar, e “contribuir para o resultado coletivo”.

“Portugal tem uma boa equipa, homogénea, o que é bom porque se conseguirmos acabar muito juntos podemos obter uma boa classificação coletiva, podendo superar expectativas”, afirmou o atleta.

Portugal vai estar representado nos Europeus de corta-mato, que decorrem no domingo, por 20 atletas, nas categorias de sub-20 e sub-23, em masculinos e femininos, e em seniores masculinos.

Apesar de ter sido coletivamente medalha de bronze há dois anos, na última edição da competição, em Lisboa, a FPA considerou agora não ter condições para formar equipa feminina, o que esteve na base, entre outros aspetos, de uma contestação pública de um vasto número de atletas de elite.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.