O espanhol Mohamed Katir, vice-campeão mundial dos 5.000 metros, foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) por três falhas de localização para controlos antidoping, anunciou hoje o próprio.

Em comunicado, Katir atribui estas falhas a erros no preenchimento nos dados de localização na plataforma informática, defendendo estar inocente.

"Não estou de acordo com a decisão tomada e estou disposto a recorrer da mesma nas instâncias correspondentes para poder competir enquanto decorrer o processo", garantiu.

Katir assegura que não houve três falhas de localização nos últimos 12 meses e que em alguns dos casos apontados pela AIU estava nos locais que tinha indicado.

"Durante os últimos meses e anos venho sendo submetido a um grande número de controlos antidoping fora de competição, tanto com amostras de urina como de sangue, sem que tivesse colocado qualquer problema", referiu.

Esta suspensão surge um dia depois de Katir ter renunciado aos Campeonatos de Espanha de pista coberta e aos Mundiais em Glasgow, para apostar na temporada ao ar livre, que culmina com os Jogos Olímpicos Paris2024.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.