Mais de mil pessoas participaram hoje, na Cidade da Praia, na Iª edição do “Run 24:1”, que decorreu pela primeira vez em Cabo Verde, afirmou a directora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Praia.

Promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o evento é constituído por 24 corridas de uma milha em todo o mundo, em 15 fusos horários diferentes para, em simultâneo, comemorar o Dia Mundial da Corrida, assinalado na primeira quarta-feira de Junho.

Em declarações à imprensa, a directora da Juventude e Desporto, da Câmara Municipal da Praia, Zuleica Semedo, uma das instituições que organiza o evento na capital cabo-verdiana, assegurou que a corrida contou com a participação de mais de mil pessoas, o mínimo exigido pela IAAF.

“Esperamos que, para o ano, a Cidade da Praia possa ser escolhida para receber este evento que tem contribuído para que a cidade capital e Cabo Verde sejam conhecidos a nível internacional, mas também para incentivar as pessoas a praticar o desporto”, sublinhou a responsável, que assegurou que o objectivo foi alcançado.

Por seu turno, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que participou na Iª edição do “Run 24:1”, mostrou-se orgulhoso não só pelo facto de a Cidade da Praia acolher este evento, mas também por ser uma cidade “activa, de ar livre, de espaços e com pessoas interessadas” na prática do exercício físico.

Segundo o chefe de Estado, este gesto demonstra que Praia e Cabo Verde estão em sintonia com o mundo e que todos os cabo-verdianos privilegiam as práticas saudáveis.

Por outro lado, Isménia Frederico, que é uma das capitãs da “Run 24:1”, afirmou que o evento vai promover a prática do exercício físico, mas também a cidade capital e o arquipélago a nível mundial.

“A nível de desporto acho que devemos abraçar mais, ser mais participativos e dinâmicos, não só pela prática do atletismo, mas pelo desporto em geral de modo a combatermos os males sociais que atingem muitos bairros da capital e do país, sobretudo a camada juvenil”, salientou.

A corrida teve transmissão directa nas 24 cidades e em 15 fusos horários diferentes, através de uma plataforma digital criada pela IAAF

A prova teve início em Oklahoma (Nova Zelândia), seguindo-se Sidney, Oceânia, Ásia, África (Cidade da Praia), América, e terminando em Vancouver (Canadá).

Denominado “IAAF Run 24:1”, este evento é constituído por 24 corridas de uma milha em todo o mundo, em 15 fusos horários diferentes para, em simultâneo, comemorar o Dia Mundial da Corrida, assinalado na primeira quarta-feira de Junho.