A segunda fase do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol começa sexta-feira, com o 1º de Agosto (campeão em título) a defrontar o Interclube, na primeira jornada, e o Petro de Luanda, no sábado, para a segunda ronda, nesta etapa em que os "militares" tentam ter prestação positiva, depois de um primeiro turno irregular.

Oito equipas procuram melhor posicionamento nos play-off para corrida ao título, numa altura em que o Recreativo do Libolo, vencedor da primeira fase, parte na liderança com 32 pontos.

As formações que constituem o grupo A têm garantida presença nos play-off (fase do título), mas lutam pelos primeiros postos, para garantir cruzamentos com adversários teoricamente inferiores. Trata-se do Libolo (1º/32 pontos), Petro de Luanda (2º/29), 1º de Agosto (3º/29), Interclube (4º/24), Marinha de Guerra (5º/22) e Progresso do Sambizanga (6º/21), que vão se defrontar no sistema todos contra todos a duas voltas. As outras duas sairão entre as três do grupo B (Vila Clotilde 7º/20, ASA 8º/20 e Universidade Lusíada 9º/18).

Os “militares” têm tarefa árdua entre os três principais candidatos logo no princípio, visto que Libolo e Petro jogam na primeira ronda com adversários que se pode considerar de outro campeonato, respectivamente, Progresso do Sambizanga e Marinha de Guerra.

Depois de uma primeira fase irregular, a qual terminou na terceira posição (29 pontos), o 1º de Agosto procura melhorar a sua prestação na segunda etapa da prova, mas terão, entre outras melhorias, que superar as debilidades defensivas e o seu jogo interior.

O desafio frente ao Interclube será o primeiro teste para os “rubro-negros”, numa altura em que a formação da “polícia” normalmente cria dificuldades aos candidatos ao título (Libolo, 1º de Agosto e Petro).

Sábado o 1º de Agosto defronta, no pavilhão da Cidadela, o Petro de Luanda, no jogo que vai opor as duas principais referências do basquetebol nacional. Os planteis equiparam-se, pois embora haja alguma vantagem para uma ou outra formação em determinadas posições, no geral as equipas estão ao mesmo nível.

Por sua vez, na série B três equipas disputam os dois lugares que dão acesso à fase do título. Vila Clotilde (7º/20), ASA (8º/20), Universidade Lusiada (9º/18) vão jogar entre si a três voltas. As duas melhores classificadas deste grupo juntam-se as seis da série A, na disputa dos play-offs, ao passo que a terceira é afastada da prova.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.