O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, reafirmou hoje, no Lubango, Huíla, o compromisso do seu elenco trabalhar no sentido de desenvolver e levar a modalidade a todo território nacional, através do processo de massificação.

Falando à imprensa sobre o número reduzido de equipas que participam nos campeonatos nacionais de sub-16, em masculinos e femininos, o dirigente da FAB realçou que a federação tem estado a trabalhar junto das associações com vista ao desenvolvimento da modalidade.

"Existe um compromisso da parte do nosso elenco federativo que é de levar, cada vez mais, o basquetebol a todos os cantos do nosso país, onde existam condições para a sua prática, ajudando assim no desenvolvimento da mesma", realçou.

Paulo Madeira referiu que a federação traçou um cronograma de acções para o seu mandato, que passa pela formação dos técnicos, árbitros, entre outros agentes para ajudar na massificação, por isso, os clubes devem seriamente investir também nas camadas de iniciação.

Relativamente a ausência de oito equipas dos nacionais, Paulo Madeira manifestou-se triste, principalmente na categoria de femininos, uma vez que o sector regista, nos últimos anos, algumas debilidades originadas pela falta de interesse e apoio por parte dos clubes.

Segundo o dirigente, a federação de basquetebol tem conversado com as direcções de alguns clubes sobre as questões inerentes ao alojamento das equipas, quando as mesmas são convocadas para estarem presentes em competições do género, facilitando a estadia.

Disse ser um contra-senso que os clubes trabalhem todo o ano com os jovens e, por altura da realização dos campeonatos, os mesmos não tenham pelo menos um milhão de kz para suportar despesas com as equipas.

Paulo Madeira afirmou ser uma realidade que se deve ultrapassar, "se considerarmos que todos nós temos responsabilidades para com a formação, no sentido de evitar que continuemos a viver de atletas que vêm de fora".

Estão presentes 13 equipas, nomeadamente Benfica do Lubango, Inter de Benguela, Formigas do Cazenga, 1º de Agosto, Interclube e Sporting de Benguela (femininos), assim como 1º de Maio de Benguela, Desportivo da Huíla, Heja Sport Clube da Huíla, ASA, Vila Clotilde, Sporting de Benguela e 1º de Agosto (masculinos).

As equipas ausentes são, em femininos, Casa do pessoal do Porto do Lobito e, em masculinos, Progresso do Sambizanga, Clube Amigos de Benguela, Recreativo do Libolo, Interclube, Casa Pessoal do Porto do Lobito e Petro de Luanda.