O Petro de Luanda viajou na manhã desta terça-feira para a cidade de Antananarivo (Madagáscar), visando a disputa da fase de grupos da AfroLiga em Basquetebol sénior masculino, de 15 a 17 do corrente mês.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o treinador petrolífero Lazare Adingono mostrou-se optimista e confiante numa boa campanha nesta primeira fase da competição.

Adingono referiu que, apesar da ausência por lesão do sub-capitão Domingos Bonifácio, o grupo está saudável e pronto para competir de "igual para igual com os seus oponentes e conseguir a qualificação".

O Petro de Luanda faz parte do grupo D, com as formações do COSPN (Madagáscar), BC Mazembe (RD Congo) e Smouha (Egipto).

Seguiram para a capital malgaxe os seguintes jogadores: Childe Dundão, Joaquim Pedro, Rafael Silva, Aboubakar Gakou, Benvindo Quimbamba, Manda João, António Deográcio, Aldemiro João, Gerson Gonçalves, José António, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo e Hermenegildo Mbunga.

Para a fase inicial desta mesma competição, cujo grupo C decorreu no Egipto, o 1º de Agosto apurou-se já à fase seguinte de forma invicta. Os "militares" venceram sexta-feira os anfitriões do Al Ahly do Egipto (86-77), sábado o REG Basket do Rwanda (70-64) e domingo o Ferroviário da Beira de Moçambique (87-55).

Eis a composição dos restantes grupos: (A)  AS Salé (Marrocos), R. Hoopers (Nigéria), JS Kairouan (Tunísia) e SLAC (Guiné- Conacry. (B) ES Rades (Tunísia), Defenders (Nigéria), Elan BBC (Benin) e BC Terreur (Congo).

De 22 de Março a 14 de Abril joga-se o Elite 08, constituído pelas oito melhores equipas, enquanto a final disputa-se de 03 a 05 de Maio com os quatros melhores.

Até a presente data, a Liga dos Campeões em basquetebol era jogada no sistema único, num só país.

O AS Salé do Marrocos é o detentor do troféu, ganho em 2017 na Tunísia.