O Recreativo do Libolo reforçou a liderança na fase final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, ao totalizar 13 pontos no sábado, em Luanda, depois de derrotar 1º de Agosto por 87-73 em partida da primeira jornada da terceira volta disputada no Pavilhão do Dream Space (Viana).

No primeiro quarto as duas agremiações entraram na quadra bastante nervosas,  onde o equilíbrio foi a tónica do período que saiu a favor do Libolo, por 22-20.

Face ao resultado da primeira etapa, os pupilos de Norberto Alves entraram no segundo período mas confiantes e conseguiram manter a vantagem diante do adversário  por quatro pontos de diferença (44-38), resultado que ficou até ao intervalo.

Já no reatamento do jogo, apesar da confiança dos donos da casa, os visitantes conseguiram ainda aos 6 minutos do terceiro quarto ficar por dois minutos a frente do marcador ( 46-48), mas,  depois de um empate a poucos minutos do fim do quarto, os anfitrions voltaram a dominar e restauraram novamente a vantagem do período, por 66-52.

No último período, Paulo Macedo  refrescou alguns dos seus pupilos de modo a poderem contrariar o jogo,  já que ainda estava tudo em aberto.

Do lado do Libolo, Norberto Alves saiu na última etapa com  Olímpio Cipriano, Mingas, Eric coleman, Carlos Morais e Meses Sonko, que garantiram a eficácia do líder da “final four” do Bai Basket, por 87-73 da partida que foi ajuizada pelos árbitros, Carlos Júlio, António Bernardo e Mbunga Pedro.

Com este resultado, o recreativo do Libolo soma 13 pontos enquanto o 1º de Agosto com 11 mantém na segunda posição.

Eduardo Mingas  do Libolo com 19 pontos e Reggie Moore 1º de Agosto com 18 foram os melhores marcadores.