A equipa sénior masculina de basquetebol do Atlético Sport Aviação (ASA), semi-finalista da edição passada do Bic-Basket, conta com cinco reforços angolanos e dois norte-americanos para a época basquetebolistica de 2016.

Os atletas angolanos tratam-se de Filipe Abraão, proveniente do Recreativo do Libolo, Valdemiro Ricardino (Petro de Luanda), António Neto (Progresso do Sambizanga), Eric Norma e Osvaldo Viera, ambos do Interclube.

De acordo com o diretor para o basquetebol, Paulino Frederico, que falava esta quinta-feira à Angop, o clube contará igualmente com a contratação de dois norte-americanos da posição "cinco", cujos nomes não foram avançados.

O dirigente informou que estes jogadores juntam-se ao grupo na cidade brasileira de São Paulo, onde este mês iniciam um estágio de 15 dias, no qual se prevê a realização de cinco jogos.

Fazem parte do plantel do ASA Brunell Tutunda, Edson do Rosário, Mayzer Alexandre, Sebastião Quicuambi, Simão Lutonda, Vasco Estêvão, Moisés Cesar, Bruno Balanga (júnior), Wilson da Mata, António Neto e Glofate Buimba (júnior). O treinador é Carlos Dinis.

Fundado a 1 de abril de 1953, o Atlético Sport Aviação conquistou o campeonato angolano de basquetebol em três ocasiões (1980,1996 e 1997), além de duas Taças de Angola (1993 e 1999) e três Supertaças (1996, 1997 e 1998). Estas conquistas contaram com o concurso, entre outros, de Miguel Lutonda, Ângelo Victoriano, Afonso Silva e Walter Costa, sob orientação do treinador Nuno Teixeira.

A edição 2016 do campeonato angolano de basquetebol sénior masculino arranca a 8 de janeiro. O Petro de Luanda é o detentor do troféu.