A Quinta dos Lombos venceu hoje, em Anadia, a nona edição da Taça da Federação feminina de basquetebol, após bater na final a rival União Sportiva, por 47-44.

Foi o quarto sucesso no historial nesta competição da equipa sediada em Carcavelos, que assim ultrapassou o CAB Madeira (três vitórias) no ‘ranking’ desta prova feminina.

Um feito ainda mais notável da Quinta dos Lombos se constatarmos que a equipa açoriana de Ponta Delgada lidera a fase regular da Liga feminina, com 16 vitórias sucessivas, e ainda não tinha perdido esta época em jogos oficiais.

Após uma primeira parte claramente dominada pela União Sportiva, que, ao intervalo, vencia por 30-21, a Quinta dos Lombos concretizou uma fantástica recuperação durante a segunda parte, assumindo o comando do jogo a seis minutos do fim (38-39), através de dois lances livres concretizados pela base Ana Rodrigues.

A Quinta dos Lombos revelou maior frescura física nos últimos instantes da final, conquistando uma competição concentrada e desgastante após três jogos consecutivos sem pausas.

A poste maliana Kankou Coulibaly, da Quinta dos Lombos, somou 20 pontos e 11 ressaltos, mas escolha de Jogadora Mais Valiosa da final recaiu na brasileira Raphaella Monteiro, da União Sportiva, que registou 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências.