O basquetebolista grego Vassilis Spanoulis, de 38 anos, anunciou hoje o final da carreira, depois da uma lesão o impedir de participar no torneio pré-olímpico de qualificação para Tóquio2020.

O base helénico tinha decidido no mês passado regressar à seleção, seis anos depois, para tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos, mas teve de renunciar, por se encontrar lesionado.

“O basquetebol permitiu-me fazer uma viagem única e repleta de momentos intensos e de grandes emoções. Este desporto deu-me tudo e deu dei-lhe tudo o que tinha”, escreveu Spanoulis na rede social Instagram.

Ao serviço da Grécia, Spanoulis, grande ‘triplista’ e especialista a decidir jogos, sagrou-se campeão da Europa em 2005, numa edição disputada na Sérvia e Montenegro, foi vice-campeão mundial em 2006 e medalha de bronze no Euro2009.

O base grego conquistou ainda uma Euroliga pelo Panathinaikos, em 2009, mudando-se, depois, para o Olympiacos, no qual jogou uma década, arrebatando mais duas vezes o título europeu, em 2012 e 2013, época em que foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP).

Spanoulis, que conquistou sete títulos gregos, foi escolhido no ‘draft’ da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) de 2004 pelos Dallas Mavericks, no 50.º lugar, na segunda ronda, e jogou pelos Houston Rockets em 2006/07.

"Obrigado por tudo! #ídolo", escreveu no Twitter o base esloveno Luka Doncic, jogador dos Dallas Mavericks, num texto acompanhado por uma foto de jogo com Doncic, então no Real Madrid, a defender Spanoulis, com este no Olympiacos.