O Benfica garantiu matematicamente esta terça-feira o acesso ao ‘play-in’ da Liga dos Campeões da basquetebol, ao receber e vencer VEF Riga, da Letónia, por 84-71, em jogo da quinta jornada do grupo F.

Makram Ben Romdhane, com 18 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, foi o MVP do encontro. Do lado do VEF Riga, Nyser Brooks foi o jogador em destaque com seis pontos, oito ressaltos e cinco assistências.

Com este resultado, os ‘encarnados’ somam agora nove pontos e ascendem provisoriamente à primeira posição isolada, uma vez que têm mais um jogo do que os espanhóis do Manresa (7), que hoje recebem os franceses do Limoges (5).

A jogar em casa o Benfica entrou algo cambaleante no jogo, cometendo alguns erros no processo defensivo e no ‘turnover’, o que permitiu à letã assumir a posição de vencedor quase até ao final do primeiro quarto, altura em que Ivan Almeida largou amarras e ao fazer o 23-22 colocou os ‘encarnados’, tendo Maik Zirbes selado o 27-22.

A jogar um basquetebol muito direto e com eficácia no lançamento de três pontos, no segundo parcial, o VEF Riga, que na primeira volta tinha perdido em casa com o Benfica, por 89-76, foi conseguindo equilibrar as forças.

Estratégia que ‘obrigou’ os campeões nacionais portugueses a encontrar soluções para se superiorizar aos forasteiros. Os quatro pontos de vantagem ao intervalo (42-38) davam alento ao Riga para a segunda parte, contudo o parcial de 19-17, favorável ao Benfica levou os comandos de Norberto Alves para o último quarto a vencer por 61-55.

Apesar dos esforços da equipa orientada por Janis Gailitis em tentar inverter a marcha do marcador, a verdade é que o Benfica foi chegando para as despesas e controlou a vantagem até ao apito final acabando por vencer por 84-71.