Os Brooklyn Nets anunciaram hoje a contratação do ‘Hall of Fame’ e ex-base Steve Nash, que terá ao seu comando Kevin Durant e Kyrie Irving na época 2020/21 da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

“Treinar era algo que ambicionava quando chegasse o momento certo e estou ansioso por poder trabalhar com o extraordinário grupo de jogadores e staff que temos em Brooklyn”, afirmou, em comunicado, o estreante técnico e duas vezes ‘Jogador Mais Valioso’ (MVP) ao serviço dos Phoenix Suns de Mike D’Antoni.

Os Nets fecharam a época 2019/20 sob o comando de Jacques Vaughn e após somarem 35 vitórias e 37 derrotas na fase regular, mais quatro desaires nos ‘play-offs’, fase em que perderam por 4-0 com os campeões em título Toronto Raptors.

A formação de Brooklyn não contou, no entanto, com o contributo da sua maior contratação, o extremo Kevin Durant, que se lesionou com gravidade na final da NBA de 2018/19, ainda ao serviço dos Golden State Warriors, e não mais jogou depois disso.

Durant deverá regressar em pleno em 2020/21, tal como Kyrie Irving, que, também devido a lesão, apenas alinhou em 20 encontros na fase regular.

“Em Steve (Nash), vemos um líder, um comunicador, um mentor, que vai conquistar o respeito dos nossos jogadores. Tive o privilégio de conhecer Steve durante muitos anos. Foi um grande líder no campo”, afirmou o diretor-geral dos Nets e ex-companheiro de equipa do novo técnico, Sean Marks.

Steve Nash, de 46 anos, sucede a Vaughn, que tinha substituído Kenny Atkinson em 07 de março, numa ‘chicotada’ surpreendente face ao sétimo lugar da equipa na Conferência Este.

De 1996 a 2015, o base canadiano espalhou classe pelos pavilhões da NBA, em representação de Phoenix Suns, Dallas Mavericks, Phoenix Suns e Los Angeles Lakers, tendo sido o MVP da fase regular em 2005 e 2006. Vai estrear-se como treinador.