
O esloveno Luka Doncic, superestrela do Los Angeles Lakers, é o primeiro jogador não americano a liderar a venda de camisolas numa temporada da NBA, informou na segunda-feira (14) a liga de basquetebol norte-americana.
Desde a temporada 2012-2013, essa lista vinha sendo liderada por Stephen Curry, do Golden State Warriors, ou por LeBron James, agora companheiro de Doncic nos Lakers.
O esloveno, que veste a camisola número 77, protagonizou em fevereiro a transferência mais impactante da história da NBA, ao ser negociado pelos Dallas Mavericks com os Lakers, numa operação que enfureceu os adeptos texanos.
No seu levantamento, a liga contabiliza todas as camisolas de Doncic vendidas durante a temporada regular 2024-2025, encerrada no domingo, tanto com o uniforme dos Mavericks quanto com o dos Lakers.
A NBA, no entanto, destaca o impacto gerado pela sua chegada aos Los Angeles, ao informar que as vendas na sua loja virtual cresceram 21% desde fevereiro (em comparação com o ano anterior), "impulsionadas principalmente pela transferência de Doncic para os Lakers".
Nesta temporada, os Lakers também superaram todas as outras franquias nas vendas gerais de camisolas e outros produtos na loja virtual da NBA.
Atrás de Doncic, as camisolas mais populares da temporada foram as de Curry, LeBron, Jayson Tatum (Celtics) e Jalen Brunson (Knicks).
A sexta posição foi ocupada pelo francês Victor Wembanyama (Spurs), enquanto os dois favoritos ao prémio de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada, o canadiano Shai Gilgeous-Alexander (Thunder) e o sérvio Nikola Jokic (Nuggets), ficaram em nono e décimo lugar, respectivamente.
Comentários