A Oliveirense recuperou hoje a liderança da final da Liga portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica por 87-82, após prolongamento, no terceiro jogo do 'play-off' do título.

A equipa campeã nacional chegou ao intervalo a perder por dois pontos (34-32), num jogo que chegou ao final do tempo regulamentar empatado 71-71.

No prolongamento, e apesar de o Benfica ter disposto de sete pontos de avanço (78-71), a equipa de Oliveira de Azeméis recuperou e deu a volta ao marcador, vencendo por 87-82.

No final do jogo, Carlos Lisboa, treinador do Benfica, fez a análise ao terceiro encontro da final e lamentou naturalmente a derrota.

"Podíamos ter ganhado o jogo, mas há que dar os parabéns à Oliveirense. Queríamos ganhar e tivemos um ambiente fantástico aqui. Não começámos bem o jogo outra vez, depois estabilizámos e liderámos quase sempre o marcador, só no final é que passaram para a frente e levámos o jogo para prolongamento. Aí começámos bem e depois ficámos amorfos, deixámos de defender e fizemos muitos 'turnovers'", começou por dizer Carlos Lisboa.

"Liderámos mais tempo o marcador do que eles. Perdemos o jogo em questões de detalhe. Temos de nos queixar de nós próprios, nestes jogos isso [ter quase o dobro de 'turnovers'] paga-se caro. Perdemos e estamos tristes por isso", frisou Carlos Lisboa antes de abordar a questão mental neste tipo de jogos decisivos.

"A questão mental é a que nestas situações comanda. Logicamente, foi um esforço maior do que desejávamos. O que temos de fazer é preparar os jogadores e preparar a estratégia para podermos ganhar e levar a final para a 'negra'. Temos de pensar primeiro na segunda-feira, porque, se não ganharmos, perdemos o campeonato. Eles têm uma 'almofada' e nós não", disse o técnico dos 'encarnados'.

"Como disse no princípio do 'playoff', o fator casa... Já ganhámos lá, eles ganharam aqui. O 'playoff' está a ser equilibrado", sentenciou Carlos Lisboa.

O quarto encontro realiza-se novamente no pavilhão da Luz, em Lisboa, às 19:30 da próxima segunda-feira, com o quinto e último jogo, se necessário, a jogar-se em Oliveira de Azeméis, às 17:00 do dia 22 de junho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.