Os Boston Celtics qualificaram-se para a final da Conferência Este da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), na qual vão defrontar os Cleveland Cavaliers, ao vencerem os Philadelphia 76ers por 114-112, no quinto encontro das meias-finais.

O triunfo obtido na quarta-feira, no regresso a Boston, permitiu aos Celtics vencerem a série de forma categórica, por 4-1, ainda que não tanto quanto os Cavaliers, vice-campeões em 2017, que ‘despacharam’ os Toronto Raptors por 4-0.

Com as qualificações para a final da Conferência Oeste, também por 4-1, dos campeões Golden State Warriors e dos Houston Rockets, sobre New Orleans Pelicans e Utah Jazz, as meias-finais de 2018 produziram apenas 19 jogos, dos 28 possíveis, o segundo registo mais baixo de sempre, depois de 1999 e 2010, que se resolveram em 18 encontros.

O quinto jogo entre Boston e Philadelphia manteve a incerteza quanto ao vencedor até ao último segundo e só não teve continuidade no prolongamento porque o camaronês Joël Embiid, poste da equipa visitante, falhou duas boas oportunidades para concretizar.

Ainda assim, Embiid foi um dos dois melhores marcadores do encontro, com 27 pontos (além de 12 ressaltos), em conjunto como o colega de equipa Dario Saric (10 ressaltos), que, no entanto, teve uma perda de bola comprometedora perante o dominicano Al Horford, na fase final da partida.

O extremo Jayson Tatum foi determinante para o triunfo da equipa de Boston, da qual foi o melhor marcador - e terceiro jogo -, com 25 pontos anotados, tendo ainda efetuado quatro assistências, bem secundado por Jaylen Brown, que concretizou 24.

Apesar de ter sido eliminado na antecâmara da final de conferência, os 76ers realizaram uma época acima das melhores expectativas, pois não participavam nos ‘play-offs’ desde 2012 e conquistaram apenas 75 vitórias em 328 jogos nas últimas quatro temporadas.