Os clubes dinamizadores do voleibol e basquetebol no concelho do Porto Novo manifestam-se, actualmente, preocupados com o futuro das duas modalidades, ainda assim praticadas por dezenas de jovens de vários escalões etários.
Os dirigentes do Volei Clube do Porto Novo e do Porto Novo Basket alertam para os constrangimentos que condicionam o desenvolvimento desses desportos, nomeadamente a falta de incentivo por parte da Câmara Municipal e o «estado avançado de deterioração» em que se encontra o único recinto desportivo onde se pratica o volei e o basquetebol.
Vaty Martins, dirigente do Volei Clube do Porto Novo, e um dos mais destacados praticantes do volei em Cabo Verde (integra a seleção nacional de volei de praia), admitiu que a modalidade, que «conheceu melhores dias no Porto Novo», está cair no declínio devido à falta de apoios das autoridades competentes.
«Além de não haver incentivos, o polivalente onde dinamizamos o voleibol está a cair aos pedaços», lamenta Vaty Martins, avisando que sem incentivos e sem uma infraestrutura com condições mínimas, vai ser difícil continuar a desenvolver essa modalidade.
Vaty Martins fez parte da equipa do Sporting do Porto Novo que em 2009 se sagrou campeã nacional de voleibol sénior masculino.
Nailson Lucas, do Porto Novo Basket, partilha a posição de Vaty Martins, admitindo também que o basquetebol pode estar com os dias contados no concelho, caso a edilidade portonovense não recupere, urgentemente, o único polidesportivo, onde se pode praticar a modalidade no município do Porto Novo.
Porto Novo Basket tem uma escola de basquetebol, mas sem uma infraestrutura, minimamente, equipada não vai ser possível incrementar esse desporto no Porto Novo, admitiu.
O basquetebol também não recebe qualquer apoio da Câmara Municipal do Porto Novo, disse Nailson Lucas, lembrando que se hoje há um único par de tabelas em todo o concelho do Porto Novo graças aos jovens que gostam dessa modalidade.
A Câmara Municipal do Porto Novo, através do vereador Tito Pires, prometeu levar a cabo um programa de recuperação das infraestruturas desportivas no concelho e anunciou que as modalidades de salão vão também ser subsidiadas, à semelhança do futebol.
Comentários