Os Boston Celtics encerraram um jejum que durava desde 2008 e conquistaram o seu décimo oitavo título da NBA neste ano de 2024, com Neemias Queta a tornar-se no primeiro português a conquistar o título maior do campeonato de basquetebol mais importante do mundo. O poste luso na nova época que se iniciou tem consolidado o seu estatuto no conjunto de Boston.
Graças a esse triunfo, a franquia verde quebrou a igualdade que mantinha no topo da lista de campeões com os LA Lakers e mais uma vez posicionou-se como a equipa com mais títulos no campeonato.
Nas finais da NBA, os Celtics venceram o Dallas Mavericks por 4-1 no conjunto das eliminatórias.
Na noite da conquista do título, Jayson Tatum, com 31 pontos e 11 assistências, foi o protagonista maior, que sucedeu aos Denver Nuggets como novo campeão. Nas finais, o cobiçado prémio de MVP foi para outra estrela da equipa, Jaylen Brown.
A química entre Tatum e Brown, parceiros há sete temporadas, foi novamente explosiva e o TD Garden de Boston foi distinguido como o símbolo da equipa.
O adversário na final foram os Dallas Mavericks, e no final Luka Doncic admitiu a superioridade dos Celtics.
"Eles são uma grande equipa, têm grandes jogadores. Estão juntos há muito tempo e tiveram que passar por tudo, então temos que ficar atentos a eles, ver como jogam, sua maturidade. Podemos aprender com isso", disse o esloveno.
Comentários