O FC Porto perdeu hoje com o Manisa por 80-70, falhando assim o apuramento direto para a fase principal da Taça Europa em basquetebol, ao terminar o Grupo B de apuramento atrás dos turcos.

Os portistas fecham em segundo esta fase de qualificação, em grupos, à frente do Nevezis, da Lituânia, ficando à espera dos restantes resultados para saberem se são repescados.

A ausência de Max Landis, que se lesionou no final do jogo anterior, disputado contra o Nevezis, foi determinante no resultado final, com os 'dragões' a perderem o seu grande desequilibrador.

O base americano, autor de 31 pontos, fez o triplo a 28 segundos do final, mas, ao virar-se para o meio-campo defensivo, acabou por cair, por ter feito rotura de um dos tendões de Aquiles.

Landis tem um historial 'complicado' de lesões, em que se destacam roturas do ligamento cruzado anterior nos dois joelhos.

No jogo decisivo, os turcos foram sempre melhores, e rapidamente marcaram vantagem, indo para intervalo a vencer por 43-32.

Após o reatamento, os turcos aumentaram ainda mais a diferença para os ‘dragões’ (65-49), antes de os portistas ensaiarem a reação no arranque para os últimos dez minutos, chegando a encurtar para apenas cinco pontos (67-62).

A recuperação não aconteceu e o Manrisa voltou a elevar a diferença para dez pontos.

No cinco dos 'dragões', Philip Fayne chegou aos 18 pontos, com Cleveland Melvin e Anthony Barber nos 13.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.