O antigo basquetebolista internacional português Rui Pinheiro morreu hoje aos 68 anos, lamenta a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) no seu sítio na Internet.

Natural de Nampula, Moçambique, Rui Pinheiro destacou-se ao serviço do Sporting de Lourenço Marques, onde começou em 1967, antes de se mudar para o Sporting, com o qual venceu quatro campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal e três campeonatos de Lisboa.

Na época de 1974/75 conquistou o seu primeiro título como sénior pelos ‘leões’, a Taça de Portugal, na Ajuda, frente ao Benfica (78-75). Na temporada seguinte conquistou a ‘dobradinha’ e em 1977/78 somou nova ‘dobradinha’. Em 1980 venceu a Taça de Portugal, triunfando em mais dois títulos nacionais em 1981 e 1982.

Quando o Sporting encerrou a secção de basquetebol, Rui Pinheiro ingressou ainda no Atlético de Queluz e no Grupo Desportivo Estoril Praia. Foi também jogador da seleção nacional.

Finda a carreira de basquetebolista, Rui Pinheiro seguiu a de bancário, mas não abandonou a modalidade do seu coração, tendo permanecido ligado ao basquetebol corporativo na Caixa Geral de Depósitos.