Bronny James, filho de 19 anos do craque da NBA LeBron James, fez a sua estreia no basquetebol universitário no domingo (10), menos de cinco meses depois de sofrer uma paragem cardíaca durante um treino.

Com o pai sentado nas bancadas e filmando com o telemóvel, Bronny saiu do banco no primeiro tempo do jogo em que a Universidade do Sul da Califórnia (USC) enfrentou o Long Beach State.

Bronny foi clinicamente dado como apto para voltar ao basquetebol em novembro e voltou aos treinos com os seus companheiros da USC logo depois.

Durante um treino em julho, o jovem basquetebolista sentiu-se mal e ficou três dias internado. A sua família revelou em agosto que ele tinha sido diagnosticado e tratado uma condição cardíaca congênita.

O ginásio Galen Center, no centro de Los Angeles, estava lotado e LeBron James compareceu acompanhado dos seus outros dois filhos, Zhuri e Bryce, que joga basquetebol na Sierra Canyon High School.

Bronny foi aplaudido de pé ao entrar faltando 12:58 minutos para o fim do primeiro tempo. Errou o seu único lançamento antes do intervalo, mas levantou o público com um bloqueio, lembrando os movimentos do seu pai.

Bronny marcou os seus primeiros pontos com um lançamento de três pontos no segundo tempo, que mais uma vez colocou os adeptos, inclusive o seu pai, de pé.

Na quinta-feira, LeBron disse que o regresso do seu filho às campos significava "tudo e mais".

"Mal posso esperar para vê-lo correr com os seus companheiros de equipa. E então, quando ele entrar no jogo, seja qual for o caso, será um grande momento para a nossa família", disse LeBron.

Dwyane Wade, que ao lado de LeBron James conquistou dois títulos da NBA pelo Miami Heat, destacou o momento na rede social X (antigo Twitter): "Ver Bronny sair daquele campo deu-me arrepios…".

"Bem-vindo de volta ao jogo que tu amas, Bronny", disse Kevin Durant, do Phoenix Suns.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.