A associação nacional dos jogadores de basquetebol norte-americano (NBPA) aprovou o início da temporada regular com 72 jogos em 22 de dezembro, sujeito ainda a acordo com a NBA em outros critérios, incluindo o financeiro, foi hoje anunciado.

“O conselho dos representantes dos jogadores da NBPA aprovou provisoriamente a data de 22 de dezembro de 2020 para iniciar a temporada de 2020-2021 e um calendário de 72 jogos por equipa”, refere a entidade, acrescentando que há ainda que acertar pormenores.

A NBPA refere que “há ainda detalhes que precisam ser negociados”, mas está “confiante num acordo em breve entre as diferentes partes envolvidas no processo para a sua resolução”.

A data de 22 de dezembro acabou por prevalecer sobre a de 18 de janeiro de 2021 (Dia de Martin Luther King), reclamada por alguns para permitir um período maior de descanso da temporada de 2020, que terminou em outubro, em particular para os finalistas Los Angeles Lakers (campeão) e Miami Heat.

O fator financeiro desempenha inevitavelmente um papel importante nas negociações, que se prolongarão entre as várias entidades pelas próximas horas ou mesmo dias, e daí a reserva que acompanha a aprovação do plano da NBA pela NBPA.

As negociações dizem respeito às condições financeiras do novo acordo coletivo, tendo em conta a redução do número de jogos (de 82 para 72) e uma possível perda de receitas estimada em 40%, devido à ausência de público, por causa da pandemia de covid-19.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.