O Lusitânia voltou a vencer em casa na receção ao Galitos Barreiro Tley em jogo da 16ª jornada da fase regular do campeonato de basquetebol. A formação açoriana somou o segundo triunfo consecutivo ao bater o Galitos Barreiro Tley por 92-77 e impediu que o adversário se afastasse dos últimos lugares da tabela classificativa.

Numa primeira parte atípica, em que cada um dos conjuntos dominou um período (29-16 e 13-26), as formações chegaram ao intervalo empatadas a 42 pontos.

No arranque do terceiro período, os açorianos ganharam uma ligeira vantagem na disputa pela liderança no marcador (71-64), para depois cimentaram a superioridade crescente ao longo do quarto período.

Em destaque no Lusitânia esteve o trio formado por Cavel Witter (27 pontos), Willis Hall (19 pontos, 10 ressaltos e 6 assistências) e Blake Poole (15 pontos e 14 ressaltos). Já do lado do Galitos Barreiro Tley, o base Miguel Minhava (15 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências) e Oliver White (17 pontos e 8 ressaltos) estiveram em destaque.

Com este resultado, o Lusitânia regressou aos triunfos caseiros e ocupa o quinto lugar. Do lado contrário, o cenário continua bastante complicado para a formação da margem sul do Tejo, se bem que o 9º lugar, agora ocupado pelo Maia Basket, está a uma vitória de distância.