O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, confirmou hoje a recandidatura ao cargo para o quadriénio de 2018/22.

"Decidi assumir um novo desafio, de forma serena e consciente, de me recandidatar a um novo mandato. Pretendo consolidar o que já foi feito pela anterior direção e iniciar um novo ciclo que se pretende de evolução. Queremos que o basquetebol seja a primeira modalidade de pavilhão em Portugal", disse hoje à agência Lusa o líder federativo.

Manuel Fernandes não terá oposição durante o ato eleitoral agendado para o dia 05 de maio e que irá eleger os novos corpos gerentes. "O meu lema será Basquetebol Mais Primeiro", adiantou o presidente da federação de basquetebol.

Eleito em novembro de 2014 com cerca de dois terços dos votos, Manuel Fernandes foi diretor técnico nacional durante os 25 anos em que Mário Saldanha cumpriu os desígnios de líder da FPB.

Em 08 de novembro de 2014, Manuel Fernandes teve a oposição de Eduardo Monteiro, um antigo jogador, treinador e diretor técnico regional. Mas o seu manifesto, 'Basquetebol Primeiro', mereceu a preferência da maioria dos delegados no sufrágio eleitoral.

De saída estão Rui Valente, responsável pelo Conselho de Arbitragem da FPB, e Vítor Ferreira, vice-presidente da FPB,os quais terão de abandonar os cargos devido ao facto de terem atingido o limite de três mandatos.

Para substituir Rui Valente na liderança do sensível setor da arbitragem perfila-se António José Coelho, antigo jogador e árbitro internacional e que atualmente exerce o cargo de comissário.

Com uma ligação de mais de três décadas à Federação de Basquetebol, Manuel Fernandes recolhe o apoio de vários dirigentes da Federação Internacional (FIBA), organismo onde já exerceu diversos cargos.

Antigo jogador e treinador do Barreirense, Manuel Fernandes ainda é uma figura consensual no seio da modalidade e detém o apoio das principais associações regionais, como são os casos de Lisboa, Porto, Aveiro e Setúbal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.