A conferência “MatchUp - Mudar o estado do basquetebol português” vai juntar no sábado, em Coimbra, os diversos agentes da modalidade, no que se pretende ser «o maior debate dos últimos 20 anos» sobre este desporto.
«O MatchUp resulta deste triste estado de alma do basquetebol português, sendo uma iniciativa que nasce da vontade de criar um espaço de comunicação dos diversos intervenientes da modalidade que sempre foi a segunda do nosso país. Há vontade para encontrar um caminho», refere a organização, que juntou treinadores ao site www.basket.pt.com.
Entre os oradores destacam-se Olímpico Coelho (docente universitário em Pedagogia do Desporto), José Violante (antigo vice-presidente da federação e diretor executivo da NBA para a Europa), Manuel Fernandes (diretor técnico nacional), Mário Gomes (coordenador das seleções jovens masculinas), Ricardo Vasconcelos (selecionador e coordenador seleções jovens femininas), Carlos Barroca (comentador especialista em basquetebol) e vários dirigentes e responsáveis técnicos de diversos clubes.
«O objetivo não é apontar responsáveis ou criticar gratuitamente, mas promover a reflexão sobre o que se faz bem em Portugal, sobre novas ideias e soluções. O que nos interessa é o futuro», vinca Diogo Gomes, referindo-se ao evento que vai decorrer a partir das 14h30 no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Coimbra.
Os promotores, que confirmam a presença do presidente da federação, Mário Saldanha, pretendem estimular o sentimento de «união e tolerância» na modalidade, tornando-a novamente «admirada».
«Sejamos audazes e corajosos em aproveitar a oportunidade que nos brinda esta conferência para definir um futuro claro e duradouro para a modalidade», resume José Violante.