O antigo jogador Chris Ford, o primeiro a converter um lançamento triplo na liga norte-americana de basquetebol (NBA), morreu hoje, aos 74 anos, informou hoje a família, em comunicado.

“Chris era amado pela família, amigos e companheiros de equipa. Ele tinha um grande amor pela sua família, pela cidade de Boston, pelos adeptos e por toda a família dos Celtics”, pode ler-se na nota divulgada pela família, acrescentando que Ford “sempre demonstrou humildade e respeito por todos aqueles que tiveram a sorte” de fazer parte da sua vida.

Ford, que foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da equipa dos Celtics na primeira temporada em Boston, em 1978/79, retirou-se após a temporada de 1981/82, e foi treinador adjunto da equipa da Conferência Este, liderada por K.C. Jones, durante sete épocas, entre 1983 e 1990.

Chris Ford é um dos quatro antigos atletas dos Celtics a vencer campeonatos quer como jogador quer como treinador, juntando-se a Bill Russell, Tom Heinsohn e Jones.

Por sua vez, a equipa do Celtics reagiu igualmente em comunicado à morte de Ford: “Como jogador e treinador, a carreira de Chris Ford durou mais de uma década no basquetebol dos Celtics, e deixou a sua marca em cada passo do seu caminho. Os Boston Celtics enviam as mais profundas condolências à família Ford e aos seus amigos”.

Nascido em Atlantic City, New Jersey, Ford teve uma média de 15,6 pontos e 4,7 assistências por jogo, conseguida na primeira temporada em Boston, a melhor marca na sua carreira.

Na época seguinte, em 12 de outubro de 1979, anotou o primeiro lançamento triplo, que vale três pontos, na história da NBA, no primeiro período da vitória dos Celtics sobre os Houston Rockets.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.