O jovem francês Victor Wembanyama mostrou na quinta-feira o porquê de ser o ‘rookie’ mais aguardado na Liga norte-americana de basquetebol (NBA) desde LeBron James, ao marcar 38 pontos em Phoenix, apenas no seu quinto jogo na competição.

‘Wemby’ conduziu os San Antonio Spurs ao triunfo, por 132-121, ao marcar 15 de 26 ‘tiros’ de campo, incluindo três de seis ‘triplos’, e cinco de seis lances livres, acrescentando ainda 10 ressaltos, duas assistências, um roubo de bola e dois desarmes de lançamento, em 34.21 minutos.

O ‘gigante’ gaulês, de 19 anos e 2,24 metros, foi o melhor marcador do jogo e foi determinante na parte final, depois de o conjunto local, liderado pelo regressado Devin Booker (31 pontos, 13 assistências e nove ressaltos) e por Kevin Durant (28 pontos e seis ressaltos) anular uma desvantagem de 27 pontos.

Após o 116-116, ‘Wemby’ marcou 10 pontos em três minutos e assistiu Zach Collins para mais dois, num parcial de 12-0 dos Spurs que ‘acabou’ com o jogo.

“Se nessa altura senti que era minha responsabilidade assumir o jogo? Alguém tinha de o fazer”, disse, sorrindo, para logo complementar: “Amanhã poderá ser um dos meus companheiros, há dois dias foi o Keldon. É assim que funciona uma equipa”.

Apenas oito dias após a estreia, Wembanyama mostrou, assim, ao que veio, colocando desde já os San Antonio Spurs com um registo positivo, de três vitórias e duas derrotas, depois dos 22-60 da época passava, que valeram o último lugar da Conferência Oeste.

“Não vejo ninguém como ele. Inspirou-se em mim e, certamente, em muitos outros, mas é único e vai criar a sua própria história”, disse Durant, sobre ‘Wemby’, que Booker qualificou como “talento inacreditável”, lembrando a vantagem de ter 2,24 metros e poder “lançar por cima de toda a gente”.