Depois de ter sido escolhido na madrugada de sexta-feira na posição 39 do Draft de 2021 da NBA pelos Sacramento Kings, o português Neemias Queta foi, este sábado apresentado, na formação californiana.

Queta, que vai vestir a camisola número 88, vai começar por ganhar ritmo no 'California Classic', torneio de verão organizada pelos Kings e na qual também participarão Lakers, Golden State e Miami.

O primeiro basquetebolista luso a chegar à Liga Profissional Norte-Americana confidenciou que nunca esteve, sequer, num pavilhão a assistir a um jogo da NBA e explicou o porquê da escolha do '88'. "Nunca estive num jogo da NBA. Escolhi o número 88 porque o oito foi o primeiro número que usei e quero sentir essa mesma experiência quando jogar o meu primeiro jogo da NBA", referiu.

Depois, deu conta da sua satisfação por ter sido escolhido pelo conjunto de sacramento e prometeu honrar as cores de Portugal. "Estou entusiasmado por estar a fazer parte da organização de Sacramento. Acredito que vou representar Portugal da melhor maneira", disse.

"Não consigo controlar se as pessoas acreditam em mim, ou o que pensam sobre mim, mas quero entrar em campo e mostrar o meu valor", disse Queta, revelando que tem vivido dias intensos desde que soube que ia atuar na NBA.

"Têm sido 48 horas longas. Tenho visitado a cidade, tem um bom clima, e estou muito orgulhoso de pertencer a esta organização", admitiu ainda.

Neemias Queta, poste de 2,13 metros, foi o nono jogador a ser escolhido na segunda ronda do ‘draft’ da NBA e vai iniciar a carreira profissional na mesma cidade em que ‘brilhou’ Ticha Penicheiro, nas Sacramento Monarchs (1998 a 2009).

Depois de três épocas na Universidade de Utah State, o jogador natural do Barreiro, onde nasceu em 13 de julho de 1999, vai para uma equipa que em 2020/21 terminou a fase regular no último lugar da Divisão Pacífico, com 31 vitórias e 41 derrotas.

Este registo valeu apenas o 12.º lugar da Conferência Oeste, pelo que os Kings falharam o ‘play-in’ – para os 10 primeiros -, ficando apenas à frente de Minnesota Timberwolves (23 triunfos), Oklahoma City Thunder (22) e Houston Rockets (17).

Além de Neemias Queta, os Sacramento Kings também escolheram no ‘draft’ o base Damion Mitchell, da Universidade de Baylor, na nona posição global.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.