O português Neemias Queta marcou na quinta-feira oito pontos na vitória dos Boston Celtics em casa dos Minnesota Timberwolves, por 118-115, em jogo da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

O poste luso voltou a ultrapassar os 20 minutos de utilização, o que não acontecia desde final de novembro, marcando oito pontos (quatro em cinco de lançamentos de campo), além de cinco ressaltos e um roubo de bola em 21.30 minutos.

Na sua quarta temporada na NBA, segunda nos Celtics, depois de ter sido escolhido pelos Sacramento Kings no 'draft' de 2021, Queta já igualou o seu ano com mais utilização, ao cumprir o 28.º encontro, o mesmo número em que foi utilizado na última temporada ao serviço dos campeões.

Em 28 encontros, o camisola 88 dos Celtics apresenta médias de 5,5 pontos, 4,5 ressaltos e 0,9 desarmes de lançamento em 16 minutos por jogo.

Frente aos Timberwolves, Jayson Tatum foi o grande destaque nos Celtics, com 33 pontos, nove assistências, oito ressaltos e três roubos de bola, com Derrick White a acrescentar 26 pontos.

Nos ‘wolves’, a excelente exibição de Julius Randle (27 pontos, oito ressaltos e sete assistências) foi insuficiente, num encontro em que Anthony Edwards, a principal figura da equipa, marcou 15 pontos.

Os Celtics continuam na segunda posição da Conferência Este, com 25 vitórias e nove derrotas, apenas atrás dos Cleveland Cavaliers (29-4), enquanto os Timberwolves são oitavos no Oeste, com 17 triunfos em 33 jogos.

O Oeste continua a ser liderado pelos Thunder (28-5), que venceram os Los Angeles Clippers, por 116-98 e conseguiram a 13.ª vitória consecutiva, um recorde da franquia desde que se mudou para Oklahoma City.

Considerado um dos favoritos a jogador mais valioso (MVP), apesar de ainda não ter chegado a meio da fase regular, o canadiano Shai Gilgeous-Alexander voltou a estar em destaque, com 29 pontos e oito assistências.