Os Brooklyn Nets apuraram-se na quarta-feira para a segunda ronda dos 'play-offs' da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), depois de afastarem os Boston Celtics, numa noite em que Damian Lillard fez história.

Em vantagem de 3-1 na primeira ronda do Este, os Nets confirmaram o apuramento com um triunfo sobre os Celtics, por 123-109, com o 'big 3' do conjunto de Brooklyn em destaque.

James Harden, com 34 pontos, 10 assistências e 10 ressaltos, tornou-se o primeiro jogador do Nets a conseguir um 'triplo-duplo' nos 'play-offs' na NBA desde Jason Kidd em 2007.

Kevin Durant, com 24 pontos, e Kyrie Irving, com 25, também estiveram em destaque, enquanto nos Celtics Jayson Tatum voltou a ser o melhor, com 32 pontos.

Na segunda ronda, os Nets, segundos na fase regular no Este, vão defrontar os Milwaukee Bucks, terceiros, que eliminaram os Miami Heat, por 4-0.

Um exibição fantástica fez Damian Lillard entrar para a história da NBA, ao bater o recorde de triplos num jogo dos 'play-offs', com 12, mais um do que Klay Thompson tinha conseguido em 2016.

Contudo, os 55 pontos e 10 assistências - marcas nunca alcançadas em conjunto nos 'play-offs' - de Lillard foram insuficientes para os Portland Trail Blazers derrotarem os Denver Nuggets, que venceram por 147-140, após dois prolongamentos.

Os Nuggets, terceiros do Oeste, lideram a eliminatória com uma vantagem de 3-2 sobre os Blazers, sextos.

Os campeões Los Angeles Lakers ficaram a uma derrota de serem eliminados na primeira ronda, depois de terem sofrido uma pesada derrota (115-85) frente aos Phoenix Suns, que lideram por 3-2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.