As Liberty são as novas campeãs da WNBA depois de vencerem as Minnesota Lynx por 67-62, no jogo 5 das finais, nesta madrugada.

A WNBA já decidiu as campeãs desta temporada depois de ter sido jogado o quinto jogo das finais. A equipa New York Liberty venceu, pela primeira vez na história, a principal prova de basquetebol norte-americano feminino.

As duas equipas foram para o jogo decisivo com um empate por 2-2 nos quatro primeiros encontros. As Minnesota Lynx foram consideradas a grande surpresa desta temporada, mas as Liberty tinham a vantagem de jogar em casa.

Foi um jogo bastante disputado que culminou numa ida a prolongamento, depois de Breanna Stewart ter lançado dois lances livres nos instantes finais que deu o empate ao encontro.

No prolongamento, a equipa de Minnesota já não conseguiu reverter o resultado e viu as novas campeãs fazerem a festa ao vencerem o jogo 5 por 67-62, no Barclays Center.

A nível individual existiram alguns destaques como é o caso da base norte-americana Sabrina Ionescu que desiludiu pela falta de eficácia. Foi uma noite pouco inspirada tendo concretizado apenas um triplo em 10 tentativas. Ainda assim, terminou o jogo com cinco pontos, sete ressaltos, oito assistências, dois roubos de bola e um desarme.

Em contraste, Breanna Stewart esteve em evidência no jogo, com 13 pontos, 15 ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e três desarmes. Também das New York Liberty, Jonquel Jones foi eleita a MVP das finais com um média de 17,8 pontos, 7,6 ressaltos e 2,2 assistências por jogo.

Recorde-se que a equipa de Nova Iorque compete a WNBA há mais de 27 anos, mas só agora conseguiu conquistar o tão desejado anel. O Minnesota Lynx já venceu por quatro vezes o campeonato, mas desta vez não levou a melhor.