As enigmáticas publicações de Ja Morant no Instagram levaram a polícia no Tennessee a deslocar-se a casa do jogador para confirmar o seu bem-estar; à chegada as autoridades constataram que jogador dos Memphis Grizzlies estava "bem", noticiou o Memphis Commercial Appeal na quarta-feira.

"Os agentes do Escritório do Xerife do Condado de Shelby deslocaram-se a casa de Ja Morant esta manhã para atestar do seu bem-estar e ele está bem. Ele informou-nos que está a fazer uma pausa das redes sociais", disse um porta-voz do xerife ao jornal.

Morant tinha publicado várias fotos no seu Instagram na terça-feira, mencionando a sua mãe, pai, filha e irmã, e depois publicou uma foto de si próprio a ser entrevistado após um jogo com a legenda "adeus". Apagou as mensagens pouco tempo depois de as ter publicado. Morant não tinha feito nenhuma publicação no Instagram desde 9 de maio e o seu último tweet foi a 13 de maio.

A 14 de maio, os Grizzlies suspenderam a sua estrela de todas as atividades da equipa depois deste ter surgido num direto no Instagram d conta do seu amigo Davonte Pack mostrando uma arma de fogo. A NBA está a investigar o vídeo e poderá impor uma suspensão significativa ao base All-Star para o início da próxima temporada. A liga suspendeu Morant por oito jogos em março por conduta prejudicial à liga, depois de transmitir um vídeo de si próprio a segurar uma arma enquanto estava embriagado numa discoteca em Denver.

Após essa suspensão, Morant disse aos repórteres que tinha recebido terapia para o ajudar a lidar com o stress, descrevendo o tratamento que recebeu como "um processo contínuo". Depois dos Grizzlies serem eliminados na primeira ronda dos playoffs pelos Los Angeles Lakers, Morant disse que precisava de ser mais disciplinado.

O jogador de 23 anos está a ser processado por um estudante do ensino secundário que o acusa de o ter agredido durante um jogo informal de basquetebol na casa de Morant em julho de 2022. Nenhuma acusação foi apresentada nesse incidente, no qual o agente do jogador afirmou que ele agiu em legítima defesa.

Morant esteve nas notícias em fevereiro, quando a NBA investigou alegações de que os Indiana Pacers teriam sido confrontados "de forma agressiva" por elementos dos Grizzlies, tendo estes últimos, alegadamente, apontando um laser vermelho à equipa adversária, após um jogo em Memphis.