Luol Deng, estrela do Chicago Bulls da NBA, está em Luanda para apadrinhar o Sprite Clinics NBA, um torneio que vai colocar à prova os jovens angolanos amantes do basquetebol, durante dois dias, 8 e 9 de setembro.

Luol Deng ansiava estar em Angola e está bastante empenhado no crescimento do basquetebol africano e quer transmitir os seus valores no desporto por causa dos seus feitos no basquetebol americano.

«Interagir com os jovens vai ser muito bom, tenho a certeza que têm muito talento e a mensagem é acreditar naquilo que fazem porque um dia irão entrar na NBA», disse Deng.
Referiu ainda que «acima de tudo uma bolsa de estudo seria mais fácil para os jovens», de forma a encorajar os jovens basquetebolistas.

Já Kikas Gomes disse que o segredo do sucesso de um basquetebolista é começar a trabalhar com idade mais jovem e ter mais jogadores angolanos no basquetebol universitário. O número reduzido de clubes é ainda um dos fatores que impossibilitam a entrada de jogadores angolanos na NBA, explica Kikas Gomes quando questionado sobre o porquê de tão poucos atletas angolanos na alta competição americana.

«Tudo isto ainda é um trabalho de base e estamos aqui para essa luta e união para termos uma Angola melhor», disse Kikas sobre o Sprite Clinics NBA.

A gestora da marca Sprite, Kátia Muchanga dos Santos explicou a importância que tem a responsabilidade social para a Sprite.

«Queremos promover uma plataforma que dá a oportunidade de mostrar as técnicas daqueles que se esforçam, de forma que possamos identificar os mais destacados», disse a organizadora do evento.

Acrescentou ainda que o resultado da atividade é um ano de aprendizagem para se poder retirar os talentos e recrutá-los.

Este evento, organizado pela Sprite e a fundação Kikas Gomes, dá a oportunidade aos adolescentes de mostrarem o seu talento nos dribles de forma a promover o basquetebol em África.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.