Os atletas que representarão Angola no torneio pré-olímpico de basquetebol, de 4 a 11 de julho, na Sérvia, serão anunciados quinta-feira, em conferência de imprensa, pela direção da federação angolana da modalidade (FAB).

O ato vai decorrer na sede da FAB, no complexo da Cidadela, em Luanda, a partir das 10:30, na presença da equipa técnica nacional, liderada por Carlos Diniz, de acordo com uma nota desta instituição.

O torneio pré-olímpico é qualificativo aos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, e vai decorrer em três países. O grupo de Angola (A) tem como sede a Sérvia e integra, além do país anfitrião, o Porto Rico.

Carlos Diniz tem à disposição uma mistura entre veterania e juventude, cujas qualidades foram evidenciadas no campeonato nacional, terminado terça-feira com a consagração do 1º de Agosto. Aquando do seu primeiro contacto com membros da direção da FAB, em Fevereiro último, o selecionador referiu que chamará os mais destacados, sem relevância da idade.

Quanto aos objetivos, disse que vai aproveitar a prova para potenciar os jogadores, tendo em conta o Afrobasket2017.

Entre os prováveis selecionados realce para os bases Gildo Santos, do 1º de Agosto, eleito jogador mais valioso (MVP) do último campeonato nacional, e Gerson Domingos (Interclube), os extremos Gerson Gonçalves (Petro), Islando Manuel e Edson Ndoniema (1º de Agosto), jogadores com exibições bastante positivas e prestação que se pode considerar acima da média na recém terminada prova.

O poste Yanick Moreira, a evoluir na liga espanhola (mais alto jogador angolano 2, 11 m), é outro potencial a ter em conta.

De resto, a base da equipa não tem diferido muito nos últimos tempos, contando, entre outros, com os experientes Carlos Morais, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e Milton Barros. Eduardo Mingas anunciou a sua retirada da seleção após o Afrobasket2015 e Olímpio Cipriano foi o grande ausente na prova de Túnis, onde o país perdeu o título para a Nigéria.