O 1º de Agosto precisou da experiência dos jogadores "chaves" para vencer, após prolongamento, o Interclube por 97-91, na abertura da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, em jogo disputado no pavilhão Victorino Cunha, em Luanda.
Os veteranos Kikas Gomes e Armando Costa, com 18 e 16 pontos, respectivamente, foram determinantes para os “militares” superarem os “polícias”, numa partida equilibrada do primeiro ao último minuto. Foram ambos utilizados mais de 30 minutos e na ponta final conseguiram controlar o estado emocional dos colegas e marcar lances livres decisivos.
Mais jogadores do 1º de Agosto, que não contou com os lesionados Cedric Isom, Tariq Kirksay e Edmir Lucas, “entraram” para a casa dos dois dígitos, nomeadamente Edson Ndoniema (15) e Jone Pedro (12), que também destacaram-se no encontro, embora no primeiro tempo.
O Interclube pode queixar-se da na ineficácia dos seus jogadores nos lances livres, falta de experiência e de um líder na quadra, que pudesse fazer circular a bola na devida altura e “atacar” o sexto com segurança, por forma a converter ou ganhar faltas.
O base Gerson Domingos, segundo melhor cestinha da partida (20 pontos), tentou, mas na ponta final foi notória a falta de rodagem em partidas de alto nível (vai no segundo ano numa equipa candidata aos Play-offs).
Por outro lado, o jogo interior dos “militares” também foi fundamental, particularmente nos ressaltos (46/36) onde Kikas, Ambrósio, Mutu e Jone Pedro foram demais para o “abandonado” Quintrell Thomas, que não contou com ajuda dos apagados Kiala e Abdel.
Muito cedo o Interclube mostrou que queria interromper a invencibilidade do 1º de Agosto, não deixando o adversário atingir vantagens superiores a dez pontos, apesar de ter estado quase sempre em desvantagem.
Foi para o intervalo a perder por 39-43, mas recuperou no terceiro quarto, impondo uma serie de empates, mas acabou o período com menos quatro pontos (61-65).
No último quarto, a vencer por 10 pontos (69-79), o 1º de Agosto tinha praticamente a vitória garantida, mas uma sequência de erros (turnovers) devolveu as esperanças aos “polícias” que acreditaram e em cima do apito final beneficiaram de três lances livres, quando perdiam por 84-81. Francisco Horácio, apesar dos “apupos”, converteu todos e empatou.
No prolongamento o Interclube entrou melhor, marcando quatro pontos sem sofrer, mas o 1º de Agosto puxou da experiência e venceu por 97-91, continuando invicto na prova, com 22 pontos na liderança, enquanto o Inter baixa para quinta posição com 15 pontos.
Comentários